Biosseguran A
Vida + Segurança Vida livre de perigo!
A biossegurança é uma ciência que surgiu para controlar e diminuir os riscos quando se praticam diferentes tecnologias, tanto aquelas desenvolvidas em laboratórios, ambulatórios como as que envolvem o meio ambiente.
Também aparece em: indústrias, hospitais, clínicas, laboratórios de saúde pública, laboratórios de análises clínicas, hemocentros, universidades, etc.
Comissão de biossegurança e saúde
"É a condição de segurança alcançada por um conjunto de ações destinadas a prevenir, controlar, reduzir ou eliminar riscos relacionados às atividades que possam comprometer a saúde humana, animal, vegetal e o meio ambiente"
Romanos faziam rituais aos Deuses para livrarem de doenças individuais ou coletivas.
Os egípcios descobriram que as doenças se propagavam pelo toque.
Os Hebreus, as doenças eram contraídas pelo contato com roupas e outros objetos usados pelos doentes.
Europa 1626, Equipamento usado pelos médicos para atender as pessoas adoecidas pela peste negra.
Infecções Laboratoriais
Em 1941 nos EUA 74 casos de Brucelose
Devido à falta de cuidado no manuseio dos materiais que continham a bactéria.
A lógica da construção do conceito de biossegurança teve seu inicio na década de 1970 na Califórnia, onde a comunidade cientifica iniciou a discussão sobre os impactos da engenharia genética na sociedade.
Na década de 70 no Brasil o foco de atenção voltava-se para a saúde do trabalhador frente aos riscos biológicos no ambiente ocupacional de acordo.
Os principais aspectos que devem ser analisados nas formulações de um programa efetivo de controle de contaminação são: avaliação dos pacientes, proteção pessoal, esterilização do instrumental, desinfecção de superfícies e equipamentos.
Neste sentido, a biossegurança requer TREINAMENTO, CONHECIMENTO CIENTÍFICO, RESPONSABILIDADE e um CONSTANTE MONITORAMENTO DE ATITUDES por parte de cada profissional que exerce atividades clínicas.
Risco e