Riscos da eletricidade
A IMPORTÂNCIA E OS RISCOS DA ELETRICIDADE
“O que é eletricidade? É um fenômeno físico originado por cargas elétricas estáticas ou em movimento, e por sua interação. E está presente por todos os lados, nas nossas casas, nas ruas, no local de trabalho através de eletrodomésticos, da iluminação, de máquinas, etc. Devido a esse fato, a grande maioria das pessoas já recebeu, pelo menos uma vez na vida, um choque elétrico.” A energia elétrica está presente em quase todos os momentos do nosso cotidiano, a todo o momento utilizamos a energia. Exatamente por isso a energia tem uma grande importância. A energia elétrica é indispensável para a sociedade, quando ocorre algum imprevisto no seu abastecimento, os hospitais, escolas, indústrias entre outros possuem geradores próprios para compensar esta perda. A eletricidade revolucionou por completo o modo de vida humano em todos os aspectos, melhorando a qualidade de vida.
Entretanto, para seu manuseio e utilização são necessários alguns cuidados, pois apresentam riscos a seus usuários. A maior preocupação, sem dúvida, é o choque elétrico, mas outros tipos de acidentes acontecem com menos freqüência, como incêndios e explosões que também causam grande preocupação.
CHOQUE ELÉTRICO
O choque elétrico é a reação do organismo à passagem da corrente elétrica pelo corpo. Os efeitos relacionados a um choque elétrico estão diretamente ligados aos valores das tensões (voltagens) da instalação, à área de contato do corpo, as condições de umidade e de aterramento do corpo. O maior risco com a eletricidade é o contato direto, que pode ser definido como aquele que ocorre quando uma pessoa tem acesso a alguma parte energizada de uma instalação, provocando uma passagem de corrente através do corpo. O que torna a eletricidade mais perigosa do que outros riscos físicos como, por exemplo, o calor, o frio e o ruído é que ela só é sentida pelo organismo quando o mesmo está sob sua ação.