Riscos da eletricidade
A seguir falaremos sobre os riscos da Eletricidade, dentre a descrição de um acidente elétrico veremos o que o choque elétrico provoca no corpo do ser humano e como prestar socorro a vitima, quais serão as primeiras providencias a serem tomadas. A NR 10 dispõe sobre as diretrizes básicas para a implantação de medidas de controle e sistemas preventivos, destinados a garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores e usuários que direta ou indiretamente interajam em instalações elétricas e serviços com eletricidade. Tem foco na gestão de segurança e saúde em instalações e serviços com energia elétrica e nas responsabilidades dos envolvidos no processo desde a produção até ao consumo.
RISCOS DA ELETRICIDADE A eletricidade é uma ferramenta de muita importância, pois proporciona conforto aos nossos lares. Por outro lado o uso da eletricidade exige do consumidor as aplicações de algumas precauções em virtude do risco que a eletricidade representa, muitos não sabem, ou desconhecem este risco. Os acidentes ocorridos com eletricidade, no lar e no trabalho, são os que ocorrem com maior freqüência e que trazem as mais graves conseqüências. As normas de segurança estabelecem que pessoas devam ser informadas sobre os riscos a que se expõem, assim como conhecer os seus efeitos e as medidas de segurança aplicáveis. As atividades com eletricidade apresentam os seguintes riscos a seus usuários:
a) Choque Elétrico
b) Danos econômicos (incêndio, explosões)
No dia a dia, seja no lar ou na indústria a maior parte dos acidentes é com o choque elétrico. Incêndios e explosões causados pela eletricidade são sinistros que ocorrem com menor freqüência. Os riscos do choque elétrico e os seus efeitos estão diretamente ligados aos valores das tensões (Voltagens) da instalação, apenas altas tensões provocam grandes lesões. O maior risco no trabalho com a eletricidade é o contato direto, que pode ser definido como o ocorrido quando uma pessoa