antropologia
Taguatinga, 28 de abril de 2013
INDICE
Introdução .................................................................................. 01
Cultura popular.............................................................................02
Cultura erudita .............................................................................04
Conclusão ....................................................................................05
Bibliografia ...................................................................................06
INTRODUÇÃO Cultura é uma construção humana e se opõe à natureza, aquilo que não passa pelo trabalho do homem. Não vivemos em uma sociedade homogênea, toda produção cultural está sujeita a avaliação que dependem da posição social do grupo a que ela pertence. Para exemplificar vamos estabelecer algumas distinções, considerando as seguintes divisões:
Cultura popular: que é a cultura do povo. É o resultado de uma interação contínua entre pessoas de determinadas regiões.
Cultura erudita: é aquela proveniente de estudos, produzidas através de pesquisas, análises, teóricas, experimentação. É a principal responsável pela evolução intelectual da sociedade, já que está diretamente ligada a produção de conhecimento.
Cultura de massa: é aquela resultante dos meios de comunicação de massa, tais como a indústria fonográfica (música), a cinematográfica (cinema), Tv’s, rádios, etc. Produzida “ de cima para baixo”, já que o consumidor não participa de sua produção, esse tipo de cultura, veiculada pela indústria cultural, impõem padrões e homogeneíza o gosto, através das modas culturais.
01
CULTURA POPULAR A cultura popular é identificada com o folclore, conjunto das lendas, e concepções transmitidas oralmente pela tradição. É produzida pelo homem do campo, das cidades do interior ou pela