Titulação ácido-base
Química Geral – Relatório 1
Titulação Ácido-Base
1 Objetivo
Esse procedimento tem por objetivo preparar e determinar a concentração de soluções aquosas diluídas de ácidos e bases fortes.
2 Introdução
Titulação é um estudo quantitativo de reações de neutralização ácido-base, onde uma solução de concentração exatamente conhecida, denominada solução-padrão, é adicionada aos poucos a outra solução de concentração desconhecida, até que a reação química entre as duas esteja completa. Para que isso ocorra, devemos conhecer os volumes da solução-padrão e da solução desconhecida utilizadas na titulação, juntamente com a concentração da solução-padrão, podemos calcular a concentração da solução desconhecida.
O hidróxido de sódio é uma das bases mais usadas em laboratório. No entanto, é difícil obtê-lo em forma pura devido a sua facilidade em absorver a umidade do ar e, quando em solução, reage com facilidade com o dióxido de carbono. Por esses motivos, a solução de hidróxido de sódio deve ser padronizada antes de ser utilizada em trabalhos que necessitem de grande exatidão. Podemos padronizar a solução básica de NaOH através da titulação com um ácido de concentração exatamente conhecida.
Em titulações ácido-base, os indicadores são substâncias que apresentam cores diferentes em meio ácido e básico. O indicador mais utilizado é a fenolftaleína, que é incolor em soluções ácidas e neutras e rosa em soluções básicas.
3 Materiais e Métodos
3.1 - Reagentes
Ácido: Ácido Clorídrico (HCl);
Básico: Hidróxido de Sódio (NaOH);
Obs: HCl disponível: 37%
3.2 - Vidrarias
Funil; Vidro de Relógio; Pipetas Pasteur, volumétrica e graduada; Espátula de aço; Pera; Balões volumétricos de fundo chato (250 e 500 ml); Bastão de vidro; Becker (100 e 250 ml);