Riscos Biológicos
Riscos Biológicos
Quando falamos em riscos biológicos nos lembramos em agentes biológicos que são bactérias, vírus, protozoários e fungos.
Os micro-organismos em contato com o homem podem provocar inúmeras doenças. Muitas atividades profissionais favorecem o contato com tais riscos que é o caso das indústrias de alimentos, hospitais, limpeza pública e laboratórios, para que haja um preciso contato com estes micro-organismos.
As bactérias são organismos formados de uma só célula. Podem ser encontradas em locais isolados ou em colônias, vivem na presença de ar e mau ausência de ar. Elas são organismos mais antigos encontrados em rochas a bilhões de anos, e podem ser vistas apenas por um microscópio.
A quantidade de bactérias no intestino de uma pessoa é maior ao número total de células humanas no corpo. A maioria delas se reproduz rapidamente dando origem a muitos descendentes em que apenas algumas horas. Elas se reproduzem assexuadamente, cada bactéria dividi-se em duas outras bactérias e não ocorrem mutações. Existem vários tipos de bactérias que podem ser prejudiciais ou úteis. Com técnicas da biotecnologia foram desenvolvidos bactérias capazes de produzir drogas terapêuticas como a insulina. Existem também as bactérias que são usadas para preparação de comidas e bebidas fermentadas, como o queijo, iogurte, vinho, salsicha, azeitonas, leite fermentado e as acéticas utilizadas para produzir vinagres. O papel das bactérias na saúde como agentes infecciosos, é bem conhecido como o tétano, a pneumonia e a tuberculose são apenas alguns exemplos. O modo de infecção é pelo contato com material infectado, pelo ar, comida, água e por insetos. Muitas das infecções pode ser tratadas com antibióticos. Para evitá-las devemos sempre lavar muito bem as mãos, ferver água antes de usar, e lavar bem os alimentos. Já o vírus é formado por um capsídeo de proteínas que envolvem o ácido nuclear. São pequenos agentes