Riscos biologicos
(Parte II)
Profº Alexandre Nojoza Amorim, M.Sc.
Risco Biológico
Expressa uma probabilidade de possíveis danos dentro de um período de tempo ou número de ciclos operacionais. (É a probabilidade acontecer...) de um perigo
Risco Biológico
O Risco Biológico visto como possibilidade de evento danoso é inerente ao processo de viver. O Risco Biológico considerado como probabilidade de evento danoso pode ser:
- Controlado - Avaliado - Administrado
Risco Biológico
Avaliação Qualitativa
Avaliação Quantitativa
Considerar: 1) Probabilidade da ocorrência do evento danoso. 2) Potencial de dano.
Risco Biológico
• Fatores que devem ser considerados para a avaliação do Risco Biológico:
– Patogenicidade do Agente – Virulência do Agente – Forma de transmissão para a coletividade – Existência de Profilaxia Eficaz – Existência de Tratamento Eficaz
Risco Biológico
A ocorrência do evento danoso está ligado à: 1) Existência ou não de medidas preventivas que garantam a conformidade das condições ambientais “Níveis de Biossegurança”.
2) Existência ou não de medidas preventivas que garantam a execução dos procedimentos respeitadas as normas de Biossegurança.
Risco Biológico
A necessidade de proteção contra o risco biológico é definida: 1) Pela fonte do material; 2) Pela natureza da operação; 3) Pela natureza do experimento a ser realizado; 4) Pelas condições ambientais de sua realização.
Risco Biológico
• ANEXO I - NR32
Classificação dos agentes biológicos em grupos
Risco Biológico
• Classe de risco 1 (baixo risco individual e para a coletividade) • inclui os agentes biológicos conhecidos por não causarem doenças em pessoas ou animais adultos sadios. • Exemplo: Lactobacillus sp.
Risco Biológico
• Classe de risco 2 (moderado risco individual e limitado risco para a comunidade): • os que podem causar doenças ao homem e constituir perigo aos trabalhadores, sendo diminuta a probabilidade de se propagar na