Resenha
Referencial teórico e metodológico
Teoria personalista
- Ênfase na singularidade do sujeito
- Análise do organísmica assunto (corpo inerentemente ativa / reativa)
- A individualidade é definida como o sistema resultante interações qualitativas em cada sujeito, entre um conjunto de fatores que podem ser comuns.
- O que é importante é o significado de que cada um dos factores no sistema geral torna-se define cada sujeito.
- O que diferencia a "psicologia de traços" da "personalista" é que o primeiro está interessado em saber que fatores comuns, e em que medida, para definir diferencialmente para cada sujeito, enquanto no segundo, o que interesse é a configuração de elementos que caracteriza o sujeito.
- A psicologia de traços independente analisa cada factor, sem passar para a estrutura global, o estudo personalistic preocupa-se com a estrutura geral.
- Allport define personalidade como "a organização dinâmica dentro do indivíduo daqueles sistemas psicofísicos que determinam seu comportamento característico e pensamento."
Metodologia
- Preferencialmente estratégias idiográficos
- Allport distingue dois componentes de qualquer conduta:
a) adaptativa: conteúdo de comportamento, o seu valor funcional, o que torna o assunto? deliberada e motivado intimamente ligada às pressões do contexto espaço-temporal intencional, dirigida para a solução de um problema normalmente consciente.
b) a expressiva: forma e estilo em que cada comportamento desenvolve mais ligado à estrutura de pessoal. nenhum propósito é geralmente abaixo do limiar da consciência. mais relevantes e estudo da personalidade.
Estrutura de personalidade
Personalidade é definido como "a organização dos traços que definem o assunto."
A unidade de análise de recurso
Allport conceitua como característica sistema neuropsicológico e focada generalizada com capacidade de converter muitos estímulos funcionalmente equivalentes, e para iniciar e orientar