Riscos Biolo Gicos
RISCOS BIOLÓGICOS
Todos os tipos de trabalho são expostos a algum tipo de risco como vem sendo estudado, algumas atividades estão associadas a riscos biológicos.
Os Riscos Biológicos de acordo com a NR 9, estão incluídos no conjunto de riscos ambientais.
Os Riscos Biológicos são os que incluem infecções agudas ou crônicas, parasitoses, reações tóxicas ou alérgicas a plantas e animais. Estas infecções podem ser causadas por bactérias, vírus, fungos, bacilos, parasitas e protozoários.
De acordo com a NR 15 os Riscos Biológicos ocorrem quando há o contato de microrganismos e o homem, provocando inúmeras doenças. Quando relacionado a atividades profissionais, tais riscos podem ser encontrados em indústrias de alimentação, hospitais, limpeza pública, laboratórios, esgotos, ambulatórios, etc.
Os microrganismos considerados agentes biológicos se reproduzem, o que pode agravar determinadas situações de risco em pouco tempo. Logo, existem algumas medidas de proteção, entre elas: vacinas, esterilização, higiene pessoal, uso de EPIs, ventilação adequada e controle médico.
As formas de transmissão de um agente biológico podem ocorrer de maneira direta ou indireta. A transmissão direta é dada sem que haja intermédio de vetores ou veículos, da mesma forma que ocorre na transmissão aérea por bioaerossóis, na transmissão por gotículas e contato com a mucosa dos olhos. Já a transmissão indireta ocorre por meio de veículos ou vetores, como ocorre na transmissão por meio de mãos, luvas, roupas, instrumentos, água, alimentos, vetores, etc.
A entrada de microrganismos patogênicos no corpo humano pode ocorrer por meio de picadas acidentais, pele danificada, mordidas ou por meio da fixação em membranas mucosas. Também podendo ocorrer essa entrada através da ingestão ou inalação dos mesmos, o que leva à infecção do sistema digestivo ou do trato respiratório superior.
De acordo com a NR 32, em seu Anexo I, os