arcos arquitetonicos e notre dame
Arco Arquitetonico
Arcos arquitetônicos são arcos utilizados nas construções de nosso dia a dia, existem variados tipos de arcos arquitetônicos, alguns deles são:
Arco abatido: é um tipo de arco de forma achatada em que valor de flecha é inferior pela metade do raio.
Arco aviajado: arco que não tem os seus extremos ou pontos de nascença sobre a mesma linha horizontal.
Arco mourisco: é o arco cuja altura é maior do que a metade do vão ou abertura.
Arco gótico: É um arco ogival constituído pela concordância de quatro arcos de circunferência, portanto possui quatro centros.(Arco adotado pela Catedral de Notre-Dame)
Catedral de Notre-Dame
A construção da Catedral de Notre-Dame de Paris foi iniciada no ano de 1163. A obra foi dedicada à mãe de Jesus Cristo, Maria, de quem se originou o nome Notre-Dame, que em português significa "Nossa Senhora". A estrutura em estilo gótico é considerada uma das mais tradicionais e antigas da capital francesa. A catedral localiza-se na praça Parvis, que fica na Île de la Cité, uma pequena ilha situada no meio do Rio Sena. A arquitetura gótica substituiu as paredes grossas das igrejas românicas por colunas altas e arcos capazes de sustentar o peso dos telhados. Como consequência, os edifícios góticos ganharam um aspecto mais leve, e as janelas, mais amplas e altas, foram decoradas com belos vitrais coloridos que filtravam a luz natural, e com isso, criavam um "clima" de misticismo em seu interior.
Em um período marcante da literatura romântica, o escritor de origem francesa Victor Hugo escreveu "Notre-Dame de Paris" (1831), um romance que tinha a Catedral de Notre-Dame como cenário principal. A época em que a história do livro se passa é a Idade Média. O autor fundamenta uma crítica à sociedade parisiense, apresentando, através de personagens marginalizados (ciganos e deficientes), a indiferença da elite. A obra apresenta o personagem Quasímodo, que acaba se