Biossegurança
O QUE É RISCO?
• Possibilidade de um algo indesejado da realidade ocorrer
• É a chance de lesão, dano ou perda
Não existe risco zero, porém existe a possibilidade de minimizá-lo ou alterá-lo para níveis considerados aceitáveis
AVALIAÇÕES DE RISCOS são imprescindíveis para realizar AÇÕES em Biossegurança.
AVALIAÇÕES DE RISCOS são imprescindíveis para realizar AÇÕES em Biossegurança
1-RISCOS AMBIENTAIS
São considerados riscos ambientais os agentes físicos, químicos, biológicos, ergo-nômicos e de acidentes/mecânicos que possam trazer ou ocasionar danos à saúde do traba¬lhador nos ambientes de trabalho, em função de sua natureza, concentração, intensidade e tempo de exposição ao agente.
Existem inúmeros agentes físicos que oferecem riscos a saúde do trabalhador, tais como vibrações causadas por máquinas ou equipamentos radiações, ruídos, temperaturas extremas, calor, frio e umidade.
Os riscos causados por agentes biológicos são causados por micro-organismos como fungos, vírus, bactérias, parasitas, bacilos e protozoários, são visíveis apenas ao microscópio, sendo capazes de produzir doenças, deterioração de alimentos e mau cheiro.
Os riscos ergonômicos trata da relação do homem com seu trabalho. São exemplos de agentes ergonômicos: sono, fadiga, posição do corpo na execução das tarefas, monotonia, rit¬mo e jornada de trabalho, tarefas repetitivas, móveis e ferramentas ou matérias inadequados.
Riscos causados por agentes químicos que podem causar doenças profissionais são encon¬trados nas formas gasosa, líquida e sólida e, quando absorvidos pelo organismo, produzem, na grande maioria dos casos, reações chamadas de venenosas ou tóxicas.