Riscos acidente de trabalho
Muito se tem estudado sobre os riscos de acidentes de trabalho numa construção civil, entretanto, antes de elencarmos alguns fatores que condicionam os acidentes de trabalho na construção faz-se necessário uma breve definição desta atividade/profissão.
Construção civil é o termo que engloba a confecção de obras como casas, edifícios, pontes, barragens, fundações de máquinas, estradas, aeroportos e outras infraestruturas, onde participam arquitetos e engenheiros civis em colaboração com técnicos de outras disciplinas. (WIKPEDIA) No que tange a engenharia e a arquitetura, a construção é tida como a execução de um projeto pré-elaborado por profissionais da área (arquitetos e engenheiros), desde a construção de prédios, edifícios, viadutos, pontes, etc.
2. TRABALHADORES
Além dos profissionais já citados no item anterior, trabalham na construção civil: operários, peões de obra, motoristas, carpinteiros, pedreiros, etc.
3. RISCOS DE ACIDENTES X FORMAS DE PREVENÇÃO
Os riscos mais comuns no ambiente de trabalho da construção civil são: desorganização, queda de materiais, dermatoses (cimento, argamassa, etc.), queda de nível, queda no nível, choque elétrico, serra circular, falta de sinalização, armazenagem incorreta, falta do uso de EPIs, etc.
- Desorganização - a desorganização é causa constante de acidentes de trabalho na construção civil.
- Queda de materiais - para evitar acidentes com queda de materiais é necessário tanto o uso de EPis quanto a segurança proporcionada pelos EPCs.
- Dermatoses (cimento, argamassa, etc) - é importante que todo trabalhador use luvas e máscaras para diminuir o contato com esses materiais.
- Queda de nível – a queda de nível pode ocorrer em andaimes, na periferia da laje ou no balancim. É importante que a sinalização no local de trabalho exista de forma clara e que o trabalhador esteja fazendo o uso correto dos EPIs.
- Queda no nível (mesmo nível do solo) - Causado principalmente por materiais