Gerador Elétrico
Imagem 1. Símbolo do gerador ideal Entretanto, um gerador real funcionando normalmente não lança no circuito externo toda potência elétrica por ele originada, porque, quando a corrente o atravessa, ela encontra certa resistência interna (r) por parte dos elementos condutores internos que compõe o gerador. Se a resistência interna ( r ) do gerador for considerada desprezível, então o gerador será ideal.
Imagem 2. Símbolo de gerador real, com sua resistência interna A partir daí, tira-se a equação característica do gerador, representada por:
U = E - r.I ,onde:
E = força eletromotriz (V)
U = tensão total do circuito (V) r = resistência interna do gerador (Ω)
I = Intensidade da corrente elétrica (A) Quando associados dois ou mais geradores, como pilhas, por exemplo, a tensão e a corrente se comportam da mesma forma como nas associações de resistores, ou seja, quando associados em série, a corrente elétrica é igual a todos os resistores e a tensão é somada, e quando associados em paralelo, a corrente é somada e a tensão é igual a todos. Para um gerador em aberto, desligado de um circuito, temos que a d.d.p. será igual à f.e.m. (U = E).