Engenharia
-------------------
Aluno: -------------------
1. Introdução
A Matriz BCG é uma técnica utilizada para analisar portfólio de produtos, nichos de atuação e unidades de negócio, tendo como base o ciclo de vida de cada produto ou mercado.
Esta metodologia foi criada por Bruce Henderson nos anos 70 para a empresa americana Boston Consulting Group, e tem como principal objetivo auxiliar o processo de tomada de decisão dos administradores.
Através de uma análise do ciclo de vida dos produtos ofertados pela empresa, a Matriz BCG consiste basicamente no cruzamento do índice de market share (participação de mercado) e do índice de crescimento do produto no mercado, com o objetivo de se identificar as características e determinar as prioridades de cada produto na formação do portfólio da empresa
A matriz BCG é dividida em quatro quadrantes que representam a combinação entres os índices de Market Share e crescimento no mercado. Os quadrantes são nomeados da seguinte forma: Estrela, Vaca Leiteira, Em Questionamento e Abacaxi.
O posicionamento de cada quadrante dentro da Matriz BCG pode ser visto na figura abaixo:
2. Exemplos para cada quadrante
Cada quadrante será exemplificado por uma situação que se passou numa sorveteria fictícia.
2.1. Abacaxi
Analisando mais a fundo a venda de cada um de seus produtos, a proprietária da sorveteria percebeu que um tipo de sorvete que já foi muito vendido no passado hoje praticamente não tem mais saída, são os sorvetes secos, produto que não chama mais a atenção das crianças nos dias de hoje, além de destoar da nova proposta mais “premium” da sorveteria da Dona Ana. Isto fez com que o produto fosse incluído no quadrante “Abacaxi” da Matriz BCG, já que tem pouca participação no mercado e suas vendas não crescem.
Medidas a serem tomadas:
Produtos nesse quadrante precisam ser muito questionados, e provavelmente substituídos por