Riscos de acidentes no trabalho
CURSO DE FISIOTERAPIA
ADRIÉLE COLOMBO
EDIANE GONÇALVES
EMANUELA DA SILVEIRA SUZA
LILIANA SUDRE MARQUES
NATÁLIA DE MEDEIROS CASTANHETTI
Riscos Acidentais
Criciúma, 2013
Introdução
Riscos de Acidentes são todos os fatores que colocam em perigo o trabalhador ou afetam sua integridade física ou moral.
Atualmente, ao pensarmos nos tipos de acidentes mais frequentes lembramo-nos de imediato daqueles que ocorrem no trânsito, em casa ou no trabalho. Os acidentes não acontecem por acaso, nem apenas com as pessoas sem sorte.
Geralmente, são resultantes das condições ambientais, de vida e de trabalho das pessoas: quanto mais nos expomos a situações negativas ou danosas, maiores probabilidades teremos de nos acidentar.
Quaisquer fatos que coloque o trabalhador em situação vulnerável e possa afetar sua integridade, bem estar físico e psíquico. São considerados como riscos geradores de acidentes: arranjo físico deficiente; máquinas e equipamentos sem proteção; ferramentas inadequadas; ou defeituosas; eletricidade; incêndio ou explosão; animais peçonhentos; armazenamento inadequado.
Arranjo físico deficiente - maquinas e equipamentos sem proteção ou defeituosos, probabilidade de incêndio e explosão, iluminação excessiva ou insuficiente, pisos pouco resistentes ou irregulares, material ou matéria-prima fora de especificação e outras situações de risco que poderão contribuir para a ocorrência de acidentes.
Arranjo físico deficiente
É resultante de: prédios com área insuficiente; localização imprópria de máquinas e equipamentos; má arrumação e limpeza; sinalização incorreta ou inexistente; pisos fracos e/ou irregulares.
Máquinas e equipamentos sem proteção
Máquinas obsoletas; máquinas sem proteção em pontos de transmissão e de operação; comando de liga/desliga fora do alcance do operador; máquinas e equipamentos com defeitos ou inadequados; EPI inadequado ou não fornecido.
Ferramentas