Risco
Analise econômica trata de escolhas que os indivíduos fazem. Fazer uma escolha entre um número limitado de opções, limitado porque ninguém pode ter tudo. E por que escolhas devem ser feitas?! Porque os recursos (coisa que é usada pra produzir outra coisa) são escassos (quando a quantidade disponível não é suficiente para satisfazer todos os usos que a sociedade quer fazer deles).
Custo real de algo = tudo aquilo de que você abre mãos para obtê-lo--- CUSTO DE OPORTUNIDADE (de uma alternativa é o que você abdica ao não escolher sua segunda melhor alternativa)---- de certa forma, todos os custos são em ultima instancia custos de oportunidade (custos monetários são bons indicadores de custo de oportunidade, mas nem sempre)
Trade- off : comparação entre custos e benefícios- relação com decisões marginais.- analise marginal, papel fundamental na economia, pois é a chave para decidir “quanto” fazer de algo.
O principio de que as pessoas exploram as oportunidades de melhorar sua própria situação é a base para todas as previsões dos economistas sobre o comportamento individual. O comportamento das pessoas muda quando se defrontam com novos incentivos.
Comercio= chave para um padrão de vida melhor, no qual as pessoas dividem entre si as tarefas e cada pessoa oferece um bem ou um serviço que outras pessoas desejam em troca de bens e serviços diferentes que ela própria quer. A razão disso, é que existem ganhos no comercio, ou seja, ao dividir tarefas e se especializarem em atividades especificas as pessoas adquirem daquilo que desejam, em uma maior quantidade do que conseguiriam se fossem autossuficientes.
Os mercados caminham para o equilíbrio: uma situação econômica esta em equilíbrio quando nenhum individuo esta em melhor situação se fizer algo diferente. O mercado alcança o equilíbrio através de mudanças de preço (aumentam ou diminuem), ate que acabem as oportunidades dos individuos de melhorar sua situação.
Recursos usados de