Risco
No Brasil, o mapa de risco começou a ser utilizada entre sindicalistas e técnicos brasileiros e italianos de forma sistemática.
O mapa de risco é uma representação gráfica referente aos riscos presentes em um ambiente e a gravidade que os mesmos podem causar ao trabalhador. Tem como objetivo reunir informações necessárias para que o trabalhador possa ter o máximo de cautela possível ao efetuar alguma tarefa em um ambiente, zelando por sua segurança e a dos demais trabalhadores em sua volta.
Os riscos oferecidos ao trabalhador são divididos em cinco grupos, representados por diferentes cores:
http://www.prevencaonline.net/2010/01/o-que-e-mapa-de-risco.html#.UZ1EZb...
De acordo com a NR5, no item 5.16, a elaboração do mapa de risco é de responsabilidade da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), juntamente com o SESMT(Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho ), se houver na empresa. A CIPA deve contar também com o número máximo de trabalhadores possível, para que possa ser feito um levantamento preciso em relação aos riscos oferecidos em cada um dos ambientes da empresa.
Toda a empresa que é obrigada a constituir é, consequentemente, obrigada a elaborar o Mapa de Riscos. Caso a fiscalização constatar que não há mapa de risco no local, pode implicar multa de valor bem elevado.
O mapa de risco deve ser alterado sempre que houver um risco diferente ou mudança na intensidade que o trabalhador é exposto a ele. O local onde o mapa deve ser colocado é um ponto muito importante. Dê preferência a um lugar onde há uma grande concentração de pessoas para que todos tenham conhecimento sobre os riscos. Pode-se fazer um mapa com