RISCO O Risco O Potencial Avaliado Das Conseq Ncias Prejudiciais Que Podem Resultar De Um Perigo
Os riscos e os custos inerentes à aviação requerem um processo racional de decisões. Este processo se conhece como gestão de riscos, que pode ser definido como:
Catastrófico ‐ Destruição de equipamento ‐ Mortes múltiplas A Perigoso ‐ Uma redução importante das margens de segurança, dano físico ou uma carga de trabalho tal que os operadores não podem desempenhar suas tarefas em forma precisa e completa. ‐ Lesões graves ou mortes de uma quantidade de gente.
Maior ‐ Uma redução significativa das margens de segurança, uma redução na habilidade do operador em responder a condições operacionais adversas como resultado do incremento da carga de trabalho, ou como resultado de condições que impedem sua eficiência. Incidente grave. ‐ Lesões a pessoas.
Menor ‐ Interferência. ‐ Limitações operacionais. ‐ Utilização de procedimentos de emergência. ‐ Incidentes menores.
Insignificante ‐ Conseqüências leves
- PROCESSO IRREVERSÍVEL é aquele em que um sistema, uma vez atingido o estado final de equilíbrio, não retorna ao estado inicial ou a quaisquer estados intermediários sem a ação de agentes externos.
- PROCESSO REVERSÍVEL é aquele que pode ocorrer em ambos os sentidos, passando por todas as etapas intermediárias, sem que isso cause modificações definitivas ao meio externo.
De tal modo, uma transformação só é considerada reversível se houver ligação entre estados intermediários bem definidos em qualquer momento da transformação. Para que isso aconteça, a transformação deve ser lenta, sendo então denominada quase estática.
O Programa Nacional do Meio Ambiente II – PNMA II, é direcionado para o aperfeiçoamento do processo de gestão ambiental no País, nos três níveis de governo, visando obter resultados que contribuam para a melhoria da qualidade ambiental e,