Os Sum Rios
Arquitetura:
Os Sumérios foram excelentes arquitetos e
construtores. Desenvolveram os zigurates, que eram enormes construções em formato de pirâmides. Os zigurates eram usados como locais de armazenamento de grãos e também como templos religiosos.
Economia:
O sistema de irrigação favoreceu a agricultura
e a criação de animais, e o trabalho no campo era predominante coletivo. Os animais que criavam eram porcos, ovelhas, cabras e gado.
Também havia atividades típicas como o artesanato e a manufatura.
Comércio:
Nos mercados havia o comércio de cereais,
frutas, licores e vinhos, tecidos e outros.
Cultura:
Uma enorme contribuição cultural dos sumérios foi a
criação da escrita cuneiforme. Os sinais representavam idéias e objetos, usavam placas de argila, onde cunhavam a escrita.
Escrita:
A escrita era: cuneiforme
Língua:
Os Sumérios tinham uma língua própria, que era
a ‘’língua suméria’’; ela extinguiu-se e ficou esquecida até o séc. XlX, era uma língua isolada, mas existiam teorias duvidosas que ligavam ao húngaro, ao basco, ao etrusco ou a muitas oura línguas.
Estrutura social:
A estrutura social dos sumérios organizava-se
em torno de grandes cidades, como as cidades de Ur, Kish, Nippur e Uruk. Essas grandes cidades era distribuídas arquitetonicamente ao redor das burocracias sacerdotais e dos templos. Império Acádio:
Continente: Ásia
Capital: Acádia
Língua oficial: Acádio Sumério
Governo: Rei; Monarquia
O império Acádio ou Acadiano, foi um estado
mesopotâmico semita centrado na região da
Acádia e com capital na cidade homônima.
Declínio:
A civilização suméria chegou a promover, por volta
de 3000 a.C., uma verdadeira revolução urbana na região da Mesopotâmia, tendo construído cidades importantes como Ur e Uruk, guardadas por fortalezas que as privavam de investidas de outros povos. Entretanto, por volta de 2350 a.C., essa civilização ruiu, dando espaço para a ascensão dos acádios, que constituíram um poderoso império na