risco e retorno
Para um gestor financeiro poder maximizar o preço das acções deve aprender a avaliar os dois determinantes – chave do preço das acções: risco e retorno. Cada decisão financeira apresenta certas características de risco e retorno, e a combinação comum tem um impacto sobre o preço das acções
Definição de risco
Risco pode ser definido como uma possibilidade de que algum acontecimento desfavorável venha acontecer. No sentido mais básico, risco é a chance de perda financeira.
Definição de retorno
Retorno é o total de ganho ou perda ocorrido através de um dado período de tempo; calculado ao se dividir a variação no valor de activos, mais quaisquer distribuições de caixa, por seu valor de investimento de início de período.
RISCO DE UM ACTIVO
O risco de um activo único é medido da mesma forma que os riscos de um portfólio (conjunto) de activos, apesar de certos benefícios serem acumulados por portadores de portefólios. Tanto para activos únicos quanto para portefólios, pudesse avaliar o risco na vertente do comportamento esperado e medir o risco usando as técnicas estatísticas.
Avaliação de Risco
O risco pode ser avaliado usando as distribuições de probabilidades.
Distribuições de probabilidades
A probabilidade de um acontecimento é definida como a possibilidade de que um acontecimento venha a acontecer. Se todos os acontecimentos ou resultados possíveis forem classificados e se uma probabilidade é atribuída a cada acontecimento, a lista é chamada de distribuição de probabilidades.
Taxa de Retorno Esperada.
Ao multiplicar-se cada resultado possível por uma probabilidade de ocorrência e somar-se os produtos, tem-se uma média ponderada dos resultados. As ponderações serão as probabilidades e a média ponderada, a taxa de retorno esperada ḱ, denomidada “k-circunflexo”.
RISCO DE CARTEIRA E MODELO DE PRECIFICACAO DE ACTIVOS DE CAPITAL (CAPM)
Como sabemos que uma acção mantida como parte de uma carteira é menos arriscada do que