EDUCAÇÃO, CIDADANIA E SAUDE INFANTIL
PEDAGOGIA
ROSANGELA FRANÇA DA SILVA
EDUCAÇÃO, CIDADANIA E SAÚDE INFATIL
Cerejeiras
2010
ROSANGELA FRANÇA DA SILVA
EDUCAÇÃO, CIDADANIA E SAÚDE INFATIL
Trabalho apresentado ao Curso Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Educação, Cidadania e Saúde Infantil
Orientador: Prof. Fábio e Cyntia
Cerejeiras
2010
A educação é um processo que pode servir para a formação do homem e prepará-lo para viver em sociedade. Mas a forma tradicional da educação fazia do espaço da sala de aula um espaço individual em que os conhecimentos eram transmitidos. Mas hoje é preciso ver a educação como um meio de conscientização e formação social. Os artigos traçam uma retrospectiva histórica das ações educativas no campo da saúde, em especial, a educação sanitária e a educação em saúde pública, bem como suas relações com a Promoção da Saúde. O objetivo desses artigos foi descrever o trabalho de promoção da saúde desenvolvido por uma escola de educação infantil que incorpora princípios de promoção da saúde em sua prática pedagógica, investigando seis sujeitos que vivenciaram o processo.
Os artigos Educação Popular e Saúde: cidadania Compartilhada, A promoção da saúde na educação infantil e Comentando a ECA - ARTIGO 7/ LIVRO 1 - TEMA: SAÚDE uma promovem uma discução das ações educativas no campo da saúde, em especial, a educação sanitária e a educação em saúde pública, bem como suas relações com a Promoção da Saúde.
A educação tem o papel de despertar nas crianças o interesse pela preservação do meio ambiente. Quando, na escola, a criança é estimulada a compreender o meio em que vive, passa a ser uma multiplicadora de hábitos saudáveis de higiene ambiental na família e na comunidade desenvolvendo a sua cidadania.
A cidadania deve