Ferramentas PFA e VSM
Utilização conjunta das ferramentas PFA e VSM para a simplificação e melhoria do fluxo de materiais: proposta e análise de resultados em uma empresa fabricante de abrasivos
Flavio Cesar Faria Fernandes (Universidade Federal de São Carlos) dfcf@power.ufscar.br
Edmilson Carlos Gomes (Universidade Federal de São Carlos) ec_gomes@yahoo.com.br
Moacir Godinho Filho (Universidade Federal de São Carlos) moacir @dep.ufscar.br
Resumo
Este artigo apresenta uma proposta de aplicação conjunta das ferramentas PFA (Production
Flow Analysis = Análise do Fluxo de Produção) e VSM (Value Stream Mapping =
Mapeamento do Fluxo de Valor) para se conseguir a simplificação do fluxo de materiais nos sistemas de produção. Esta proposta foi aplicada em uma empresa fabricante de abrasivos, os resultados mostram que a proposta é bastante promissora.
Palavras-chave: Simplificação do Fluxo de Materiais,Análise do Fluxo de Produção, PFA,
Mapeamento do Fluxo de Valor, VSM.
1. Introdução
Atualmente, no mundo globalizado, os desafios são múltiplos para as empresas: fortíssima concorrência global, clientes exigindo cada vez mais, recursos naturais escassos, grandes saltos tecnológicos, altíssima mobilidade de capital e de tecnologia, dentre muitas outras pressões. De acordo com Sipper & Bulfin (1997) no ambiente competitivo atual “o consumidor está buscando maior variedade, menor custo e altíssimos padrões de qualidade”.
Esta ênfase em diversos objetivos estratégicos é chamada por Starr (1988) de economia da escolha. O sistema orientado à produção é substituído pelo sistema orientado ao mercado.
Neste sistema, o cliente é a força direcionadora dos esforços produtivos, diferentemente dos sistemas de produção do passado, nos quais o cliente tinha pouca influência nas decisões.
Dentro deste contexto, o foco deste trabalho é a simplificação e melhoria do fluxo de materiais, o que, segundo diversos autores, como