METODO ZOPP
Segundo Monter (1995) o método ZOPP surgiu nos anos 80 mais precisamente na Alemanha, este é um instrumento didático que facilita a Capacitação e o intercambio de experiências, permitindo melhorar o aprendizado e o aperfeiçoamento profissional, e tornando mais transparentes e democráticos os processos de planejamento, execução e avaliação de projetos. É um método que visa uma maior intensidade e qualidade na comunicação entre pessoas, grupos e instituições participantes no projeto de planejamento.
Os métodos ZOPP, PES e MAPP são utilizados para soluções de problemas. Porém o método de Planejamento de Projeto Orientado por Objetivo (ZOPP) é compreendido como estrutura básica de planejamento e ilustra a qualidade do mesmo deixando em aberto às técnicas e instrumentos apropriados para as diferentes etapas, diretrizes da mesma.
Este método será aplicado em um problema que vem se tornando frequente na capital do estado do Pará, que são os alagamentos decorrentes de diversos fatores. Segundo NIMER (1989) a região Amazônica é definida em duas estações, a chuvosa que vai de dezembro a maio e a menos chuvosa de junho a novembro. Essas estações são fatores que ajudam diretamente no aumento do alagamento na cidade de Belém.
Segundo Flávio Altieri dos Santos, analista gerencial do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), os problemas de alagamentos e enchentes na capital se devem a um sistema de escoamento defasado, planejado para atender as necessidades da década de 1940. É desse período o dique que vem desde a Estrada Nova até o Ver-o-Peso, além dos canais da Quintino, Estrada Nova, Doca e Tamandaré.
Em função da problemática em questão interferir diretamente na qualidade de vida da população, o presente trabalho tem como objetivo analisar este evidente problema urbano e ambiental e assim propor medidas que irão solucionar este inconveniente com a aplicação do método ZOPP.
2 OBJETIVO GERAL Analisar a questão dos alagamentos na cidade de