RISCO BANCARIO
Risco de perdas em virtude de dificuldades financeiras de uma ou mais instituições que provoquem danos substanciais a outras, ou ruptura na condução operacional de normalidade do Sistema Financeiro Nacional - SFN.
Risco Politico
É a capacidade de uma determinada ação politica impactar a economia e os mercados. Não diferente de nenhuma outra forma de risco – como os já conhecidos riscos econômicos, de credito ou até de desastres naturais – riscos políticos são geralmente mais difíceis de se quantificar e prever, razão pela qual muitas vezes são desconsiderados. Abaixo segue os tipos mais decorrentes de risco politico:
- Geopolítico: Tensões com vizinhos; guerras; mudanças na distribuição de poder; sanções econômicas/embargos.
- Energia: Decisões politicas que afetam a organização de fornecimento e demanda.
- Terrorismo: Danos / destruição da propriedade; sequestros
- Tensão politica domestica: reorganização politica (dissolução de coalizões, queda de liderança, etc) ; Nacionalismo, instabilidade social. Revolução; guerra civil; golpe de estado.
- Expropriação: Propriedade confiscada; nacionalização de setor; quebra de contrato: quebra de contrato pelo governo
- Risco de mercado financeiro / riscos cambiais / repatriação de lucros: regulação de mercado; calote na divida e variações de mercado; repatriação de lucros.
- Discriminação / favorecimento: tributação de cunho discriminatório; corrupção
- Incertezas: efeitos do aquecimento global; efeitos de mudanças demográficas; eventos políticos incertos
Cálculo do POPR
A Circular no 3.383 (30 de abril de 2008) estabelece os procedimentos para o cálculo da parcela de Patrimônio de Referência Exigido (PRE) referente ao risco operacional (POPR), que devem ser realizado semestralmente pelas empresas. Dois indicadores são utilizados no cálculo:
Indicador de Exposição ao Risco Operacional: “corresponde, para cada período anual, à soma dos valores semestrais das receitas de