Rio Piava
Aluna: Carolina Zubioli
Tema: Assuntos relacionados a APA do rio Piava
Audiência pública é realizada para proteção do Rio Piava
24/5/2011
Umuarama - Localizado nas proximidades de três importantes bacias hidrográficas (Ivaí, Piquiri e Paraná), o município de Umuarama, através do envolvimento de diversos segmentos organizados, vem debatendo a importância da Área de Proteção Ambiental (APA) do Rio Piava. Na semana passada foi realizada, no auditório da Prefeitura, uma audiência pública. Estiveram presentes representantes da empresa contratada para elaboração do Plano de Manejo, a Arenito Ambiental, da Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Turismo, além da Sanepar, empresa responsável pela captação de água.
Segundo o gerente regional da Sanepar, Eduardo Iukiharu Kawassaki Junior, a Sanepar tem sido parceira do município em todos os aspectos e não poderia ficar de fora deste projeto, que viabilizará a melhoria do Rio Piava. “A Sanepar visa fazer um diagnóstico do uso do solo da bacia, segundo o decreto 050/98 do município, onde o zoneamento e o plano de manejo vão ser realizados”, disse.
Segundo um levantamento topográfico realizado recentemente, existem 172,20 hectares de área de preservação permanente. Ao todo, 240,10 hectares de matas nativas podem ser destinados à reserva legal. O levantamento ainda apontou que existem 157 propriedades rurais, 111 com atividades agropecuárias, 9 propriedades que abrigam a área urbana e 37 chácaras de moradia ou de lazer.
O secretário de Agricultura, Meio Ambiente e Turismo, Antonio Carlos Favaro, disse que a audiência pública foi realizada para que o projeto pudesse ter andamento conforme a lei. “A parceria com a Sanepar é importantíssima. Estamos cumprindo, então, todos os pedidos realizados para uso deste rio e mananciais”, disse.
Na audiência pública foram apontadas ações de reserva legal, para a recuperação e manutenção dos solos em toda a área da bacia,