Agua
•
•
•
O conteúdo de água na atmosfera permanece praticamente constante.
A água é essencial à vida, o que significa que todos os organismos vivos, incluindo o homem, dependem dela para sobrevivência. Ter condições físicas e químicas adequadas para utilização.
Disponibilidade significa que ela esteja presente, não somente em quantidade adequada em uma dada região, mas também que sua qualidade seja satisfatória
O desenvolvimento industrial, o crescimento demográfico e a ocupação do solo de forma intensa e acelerada vêm provocando o comprometimento dos recursos hídricos disponíveis para consumo humano, recreação e outras atividades, aumentando consideravelmente o risco de doenças de transmissão hídrica.
Ciclo hidrológico
Precipitação = escoamento superficial+escoamento subsuperficial+inflitração+evopotranspiração+ armazenamento no solo
Evapotranspiração é a perda de água do solo por evaporação e a perda de água da planta por transpiração Ciclo hidrológico
A distribuição da precipitação varia no planeta.Em alguns lugares é necessário o armazenamento, superficial ou subterrâneo da água para que possa ser utilizada durante o período da seca.
Se olharmos para a equação fundamental da hidrologia verifica-se que a intervenção para reter o máximo de água no solo, pode ser: aumentando o escoamento sub-superficial, a infiltração e o armazenamento no solo, e por outro lado, reduzindo o escoamento superficial e alguns casos a evopotranspiração. No processo biofísicos da água, o solo e os bosques formam um sistema interativo, que está diretamente influenciado pela atividade humana.
•
A vegetação ajuda a controlar e gestionar as águas da chuva,ajudando a infiltração natural dentro da terra e controlar a velocidade do fluxo da água, no qual é essencial para o controle de erosão e sedimentação.
A vegetação e água
• A composição da floresta não é indiferente perante os objetivos da conservação da água.
• A escolha de