Betinho
Discente - Daiane
Curso - Serviço Social
Herbert José de Sousa (Betinho)
No dia 3 de novembro de 1935 na cidade Bocaiúva, Minas Gerais nasceu Herbert José de Souza o “Betinho’’. Betinho foi um sociólogo e ativista dos direitos humanos brasileiro, formou-se em Sociologia pela Universidade de Minas Gerais em 1962, engajou-se na luta pelas chamadas reformas de base que marcaram o governo de João Goulart. Ao mesmo tempo, exerceu funções de coordenação e assessoria no Ministério da Educação e Cultura – onde fez articulações a favor do projeto de alfabetização de pessoas adultas do então jovem professor pernambucano Paulo Freire – e na Superintendência de Reforma Agrária. Além disso, elaborou estudos sobre a estrutura social brasileira para a Comissão Econômica para a América Latina (Cepal), da Organização das Nações Unidas (ONU).
Com o golpe militar em 1964, mobilizou-se contra a ditadura, sem nunca esquecer as causas sociais, porém com o aumento da repressão, foi obrigado a se exilar no Chile, em 1971. Lá assessorou Salvador Allende, até sua deposição em 1973. Conseguiu escapar do golpe de Pinochet refugiando-se na embaixada de Panamenha. Posteriormente morou no Canadá e no México Durante esse período suas convicções sobre a democracia foram reforçadas as, que ele julgava ser incompatível com o sistema capitalista.
Após o golpe militar de 64, passa sete anos na clandestinidade e oito no exílio. Voltando ao país em 1979 cria o Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase).
No fim da década de 1970, com o aumento das pressões para a abertura política no Brasil, o nome do irmão do Henfil tornou-se um dos símbolos da campanha pelo retorno das pessoas que haviam sido cassadas e exiladas, celebrizado nos versos da canção de Aldir Blanc e João Bosco, "O bêbado e o equilibrista".
Em 1991 Betinho ganha em, o Prêmio Global 500, do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Unep), por sua luta em defesa da reforma agrária e