Ricardo Costa
Um posto de transformação é uma instalação onde se procede à transformação da energia elétrica de média tensão para baixa tensão, alimentando a rede de distribuição de baixa tensão.
1.1. O que são e para que servem
Os Postos de Seccionamento e Transformação servem para proceder ao seccionamento e transformação de energia elétrica de média tensão para baixa tensão, alimentando a rede de distribuição de baixa tensão.
1.2. Tipos
Os postos de transformação podem ser de dois tipos, aéreos ou de cabine.
1.3. Elementos Constituintes
Um posto de transformação é constituído essencialmente por três componentes que são os equipamentos de interrupção/seccionamento e proteção; um ou mais transformadores, responsáveis pela transformação da tensão média tensão para baixa tensão e o quadro geral de baixa tensão, de onde partem os diversos ramais da rede baixa tensão.
2. Para-raios
Um para-raios é uma haste de metal, comumente de cobre ou alumínio.
2.1. O que são e para que servem
Destinado a dar proteção aos edifícios atraindo as descargas elétricas atmosféricas, raios, para as suas pontas e desviando-as para o solo através de cabos de pequena resistência elétrica. Como o raio tende a atingir o ponto mais alto de uma área, o para-raios é instalado no topo do prédio.
2.2. Elementos Constituintes
Para-raios são compostos de cinco componentes básicos que funcionam em conjunto para desviar relâmpagos das estruturas. Eles protegem as estruturas usando um bastão feito de material condutivo que desvia e aterra relâmpagos nos seus arredores. Os principais componentes de um para-raios incluem um terminal aéreo, cabos condutores, sobretensões, um elemento de aterramento e os componentes usados para conectar e montar estas peças.