Resenha do texto “Os conceitos de ideologia, ideologia cavaleiresca e mentalidade” de Ricardo Luiz Silveira da Costa

894 palavras 4 páginas
COSTA, Ricardo Luiz Silveira da. “Os conceitos de ideologia, ideologia cavaleiresca e mentalidade”. In: A guerra na Idade Média: estudo da mentalidade de cruzada na Península Ibérica. Rio de Janeiro: Edições Paratodos, 1998. pp. 36 – 43.

O texto proposto trata-se de duas partes do livro “A guerra na Idade Média: Estudo da mentalidade cruzada na Península Ibérica” do autor Ricardo Luiz Silveira da Costa. Neste texto o autor procura definir os conceitos de ideologia, ideologia cavaleiresca e mentalidade. Depois começa a falar sobre as influências das ordens militares na mentalidade cruzadística e depois fala acerca da mentalidade de cruzada em Portugal e sobre a Ordem do Hospital.
Inicialmente o autor começa determinando os conceitos de ideologia, a qual ele define como um sistema utilizado para guiar o comportamento dos homens e dos grupos sociais permitindo que esses grupos construam uma identidade cultural que seja comum a todo o grupo. Ele afirma que é possível “definir o conceito de ideologia como sistema de valores, ideias, crenças e símbolos que norteiam a conduta dos homens e, principalmente, dos grupos sociais. Trata-se de um sistema de representações globalizante, deformante e estabilizador, que pretende preservar as relações sociais preexistentes, mascarando funções sociais e econômicas. A ideologia não é um reflexo do vivido, mas um projeto de agir sobre a realidade social. Ela permite ao grupo criar uma identidade comum que coordena suas ações, fazendo-o agir coletivamente.” (p. 36)
Mesmo dando essa definição o autor afirma que dentro de uma mesma sociedade podem existir diversos sistemas representando ideologias que podem corresponder a distintos estratos étnicos, culturais e de relações de poder. Isso porque a ideologia pode se associar a um sistema de crenças que varia de acordo com a sociedade, por exemplo, no XI quando a igreja moralizava o mundo militar a cavalaria possuía um código de ética privado. Dessa forma a ética passa a ser entendida

Relacionados

  • Prof. UFV
    378868 palavras | 1516 páginas
  • SILVA M Nica Martins Da
    78642 palavras | 315 páginas