Cirurgica
CURSO BACHARELADO EM ENFERMAGEM
FASCIITE NECROTIZANTE EM FERIDAS OPERATÓRIAS
PAULO AFONSO-BA
ABRIL/2015
LUANA LÚCIA DA SILVA
FASCIITE NECROTIZANTE EM FERIDAS OPERATÓRIAS
Trabalho apresentado à Faculdade Sete de Setembro como avaliação parcial da disciplina Cirúrgica I. Professor: Paulo Cesar.
PAULO AFONSO-BA
ABRIL/2015
INTRODUÇÃO
Fasciite necrotizante é um tipo de infecção dos tecidos moles. Ela pode destruir o tecido da pele e dos músculos, assim como o tecido subcutâneo. A fasciite necrotizante comumente é causada por uma infecção por estreptococo do grupo A, vulgarmente conhecido como bactéria comedora de carne. Essa é a forma de infecção que se espalha mais rapidamente. Quando a infecção é causada por outros tipos de bactérias, normalmente não progride tão rapidamente e não é tão perigosa.
FASCIITE NECROTIZANTE
Fasciite é um evento inflamatório que afeta qualquer fáscia. Fáscia é uma membrana conjuntiva fibrosa que pode ser encontrada em diferentes topografias, na maioria das vezes envolvendo feixes musculares, cobrindo tendões, ligamentos, e revestindo muitas estruturas e cavidades corporais. Temos fáscias por todas as partes de nosso corpo e. dependendo de sua localização, pode receber variadas denominações: fáscia cribiforme, plantar, cervica, crural, etc. Necrotizante é aquilo que provoca necrose, ou seja, morte de tecidos em alguma região do nosso corpo. Logo, Fasciite Necrotizante(FN) quer denominar a formação de tecido necrosado em decorrência de um processo inflamatório que, por sua vez, é consequência da invasão por microrganismos patogênicos (infecção).
A fáscia que nos interessa aqui é a fáscia superficial e profunda que revestem todo o corpo e estão imediatamente sob a pele. Vamos chamá-la de Fáscia Subcutânea (FS).
Uma das características de Fasciite Necrotizante (FN) é a rapidez de propagação da infecção. E a velocidade dessa propagação, segundo Dr.