Arte
2013/2014
ÍNDICE
PÁGINA
IMPRESSIONISMO ---------------------------------
1
EXPRESSIONISMO ---------------------------------
3
ART NOUVEAU ------------------------------------- 8
SIMBOLISMO --------------------------------------- 10
FAUVISMO ----------------------------------------- 13
0
RI
RICARDO SOARES. FÁBIO COSTA
Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo
2013/2014
---------------------------- IMPRESSIONISMO -----------------------------O impressionismo foi um movimento artístico (artes plásticas e música) que surgiu na França no final do século XIX. Este movimento é considerado o marco inicial da arte moderna. O nome “impressionismo” deriva de uma obra de Monet chamada Impressão, nascer do Sol (1872).
"O impressionismo é um movimento francês, abrangendo, a partir do século
XVIII, toda a espécie de mestres e revoluções muito importantes: depois do romantismo, do naturalismo e do realismo aparece o impressionismo, que se situa como um episódio no interior de uma evolução, de uma revolução dentro de uma série de revoluções." (Jean Cassou - escritor francês, ensaísta, crítico e sociólogo da arte).
Influenciados pelos físicos que estudavam a luz e os seus fenômenos, os impressionistas ocuparam-se da divisão de tons, da oposição e combinação das tonalidades, vendo a cor não como uma mera coloração de uma superfície, não como uma qualidade do objeto e o objeto não como sendo preto, verde, amarelo ou vermelho. Atingir a expressão direta da luz e da cor sobre o objeto, jogando com eles.
A pintura torna-se não uma cópia da natureza, mas um artifício mediante o qual se representa o efeito geral da natureza. Reproduzir, o mais fielmente possível, a rica intensidade visual que o olho humano transmite para a mente. "Tudo o que é pintado diretamente e no local tem uma força, um vigor e uma vivacidade de toque que jamais poderão ser obtidos no