Trabalho AMA Propulsão
No âmbito deste trabalho, importa referir a importância da adaptação ao meio aquático e educação aquática da criança como percursores do desenvolvimento motor, cognitivo, social e emocional da mesma.
As atividades desenvolvidas terão em conta o desenvolvimento motor e cognitivo da criança sendo especificamente planeadas consoante as competências já assimiladas e a adquirir futuramente. Numa fase inicial todo o trabalho é realizado tendo por base o “jogo” como veiculo de aprendizagem, permitindo à criança desenvolver a capacidade de adaptação a um ambiente variável, onde a exigência da tarefa constitui um desafio permanente à sua auto-estima e sentido de competência.
Equipa de Trabalho: Elsa Moreira, Julia Bistrukova, Mónica, Ricardo Costa
Metodologia das Atividades em Meio Aquático - Propulsão
Quando se fala em natação ou mais especificamente em adaptação ao meio aquático (AMA) entende-se por adaptação ao meio aquático ser, “o processo que envolve a iniciação à natação, recorrendo ao domínio do corpo na água. A natação favorece a tomada de consciência do aluno em relação a si, ao meio, ao grupo e à sociedade, contribuindo no seu desenvolvimento e favorecendo o desenvolvimento de todas as suas aptidões.
A natação dá-nos a possibilidade de, utilizando a água, desencadearmos na criança uma nova vivência que irá provocar novas capacidades de adaptação.
Este conceito pode ser descrito como a capacidade de um indivíduo se relacionar com o meio aquático, tendo por base as seguintes competências motoras:
-Equilíbrio Aquático;
-Controlo Respiratório;
-Propulsão;
-Manipulação;
Equipa de Trabalho: Elsa Moreira, Julia Bistrukova, Mónica, Ricardo Costa
Metodologia das Atividades em Meio Aquático - Propulsão
Falando um pouco mais especificamente sobre a propulsão pretende-se a aquisição de movimentos rudimentares de batimento de pernas que promovam o deslocamento eficiente da criança na água.
Equipa de Trabalho: