RH2 Relatorio 1
Líder
Lucas Nascimento
14110373
Redator
Anderson Santos
14051686
Porta Voz
Denise de Oliveira
12002655
Membro
Evelyn Siqueira
14271233
Membro
Andressa Salustiano
14071708
Membro
1. INTRODUÇÃO
No caso da Indústria definimos o problema como sendo: Como adequar seus funcionários à nova cultura organizacional? As pesquisas foram realizadas em livros no âmbito da biblioteca. O principal conceito pesquisado foi cultura organizacional.
2. Conceitos relevantes
Após á analise de uma empresa familiar iremos ver o conceito de CULTURA ORGANIZACIONAL, pois é a mudança dela que alavancará novamente a empresa.
CULTURA ORGANIZACIONAL para Robbins (2010) refere a um sistema de valores compartilhados pelos membros de uma organização que a diferencia das demais. Existe sete características básicas que capturam a essência da cultura de uma organização. 1 - Inovação: é o grau em que os funcionários são estimulados a ser inovadores e assumir riscos. 2 - Atenção aos detalhes: é o grau em que se espera que os funcionários demostrem precisão, analise e atenção aos detalhes. 3 - Orientação para os resultados: é o grau em que os dirigentes focam mais os resultados do que as técnicas e os processos empregados para seu alcance. 4 - Foco na pessoa: é o grau em que as decisões dos dirigentes levam em consideração o efeito dos resultados sobre as pessoas dentro da organização. 5 - Foco na equipe: é o grau em que as atividades de trabalho são mais organizadas em torno de equipes do que de indivíduos. 6 - Agressividade: é o grau em que as pessoas são competitivas e agressivas, em vez de tranquilas. 7 - Estabilidade: é o grau em que as atividades organizacionais enfatizam a manutenção do staus quo em vez do crescimento.
Cada umas dessas características existem dentro de um continuum que vai de um grau baião para um grau elevado. A avaliação da organização que utiliza essas sete características revela uma ilustração complexa da cultura organizacional.
A cultura organizacional se