APOSTILA POL MEROS
Material elaborado pela profª Luana Sena Nunes
POLÍMEROS
Os novos hábitos da sociedade e os avanços tecnológicos que vêm ocorrendo continuamente tornam os polímeros materiais de grande importância para o homem.
Eles são responsáveis por grande parte das mudanças tecnológicas ocorridas neste último século, definindo assim a sua importância para a sociedade. Desta forma, há uma grande probabilidade de que futuramente os historiadores ou arqueólogos venham a designar o período compreendido entre o final do século XX e o início do século XXI como Idade do Polímero.
Um sinônimo bastante utilizado para polímeros, devido à deformabilidade associada à fabricação de muitos materiais poliméricos, é plástico. As propriedades e aplicações dessa classe de materiais são tão diversificadas que revolucionou a sociedade moderna. Assim, plásticos e borrachas se destacam em diversos segmentos da indústria. Alguns plásticos são macios e flexíveis e podem ser utilizados na fabricação de sacos de sanduíche e sacolas plásticas. Outros, por serem duros e duráveis são utilizados como materiais estruturais para fabricação de moveis esportivos, por exemplo. Os materiais poliméricos também são empregados na confecção de roupas e no enchimento de muitos coletes à prova de bala.
Uma importante contribuição dessa classe de materiais para a engenharia é a crescente concentração dos chamados polímeros de engenharia, que podem substituir os metais estruturais tradicionais, sendo que alguns exemplos importantes são encontrados na indústria automobilística. Tradicionalmente, os polímeros de engenharia eram identificados como aqueles capazes de substituírem os metais, porém outra definição identifica esses polímeros com base em seu conjunto de propriedades mecânicas, térmicas entre outras. Esse segmento de polímeros de engenharia também pode ser interpretado com base na natureza das aplicações, independente do polímero que é utilizado.
A matéria-prima de boa parte