RH e Seleção
2. Introdução
A busca por profissionais qualificados é um desafio constante em meio às organizações e, dependendo dos cargos oferecidos, não se encontram pessoas aptas para preenchê-los. Para tal, é necessário que se faça rígidos processos seletivos, com diversas técnicas e as mais variadas formas de recrutamento.
3. Mercado de Trabalho e de Recursos Humanos
Antes de abordarmos o processo de recrutamento e seleção de candidatos é necessário que entendamos o que é mercado de trabalho e mercado de recursos humanos que são, freqüentemente, confundidos.
O mercado trabalho é formado pelas vagas que são oferecidas pelas diversas empresas que atuam em um determinado ambiente. Já o mercado de recursos humanos é constituído pelos profissionais que estão disponíveis e que buscam uma nova colocação.A interação entre esses dois mercados causa impacto tanto nas práticas de recrutamento quanto nos candidatos e funcionários atuais da empresa. Num mercado de trabalho em procura, ou seja, no qual existem mais candidatos com as competências adequadas do que oportunidades de emprego, as empresas não precisam fazer grandes investimentos para atrair candidatos. Passam a adotar critérios de seleção mais rígidos para aproveitar a abundância de mão-de-obra disponível. Até mesmo os investimentos em treinamento de pessoal são menores, pois a empresa consegue contratar pessoas melhor preparadas. Já num mercado de trabalho em oferta, no qual existem poucos candidatos com as competências necessárias para desempenhar as funções exigidas pelo cargo, a maior parte dessas situações se inverte. As empresas precisam investir mais pesadamente para atrair os candidatos adequados, passam a ser menos rígidas na seleção, investem em treinamento e desenvolvimento e dão maior ênfase ao recrutamento interno, pois não encontram profissionais preparados no mercado. As ofertas salariais tendem a aumentar como forma de atrair os melhores