RH Estrategico
O modelo de Recursos Humanos (RH) burocrático, operacional e exclusivamente utilizado para processos administrativos, que se envolvia apenas com o departamento de pessoal, foi substituído por um modelo de estratégia de pessoas. Esse novo modelo coloca o departamento de RH no papel de atrair, reter e motivar, passando a fazer parte das decisões cruciais da empresa através de pessoas preparadas, influenciando, de modo direto, a melhoria do desempenho de todos os setores da organização.
Criar uma relação de compromisso mútuo, no qual o empregador trata o funcionário como parte fundamental para o sucesso da organização, é primordial para que haja um sentimento de pertencimento, tornando esse funcionário comprometido com a organização em que trabalha, valorizando-a. Se observarmos as empresas ideais para se trabalhar, pode-se perceber que elas colocam seus colaboradores em primeiro lugar e com essa valorização do ser humano, acabam conquistando um clima melhor de trabalho, tornando-se mais competitivas e lucrativas. Para garantir essa eficiência, é necessário implantar esse novo RH, chamado de estratégico.
Na hora do planejamento estratégico, o representante de RH deve estar presente, sendo coautor das estratégias corporativas e sempre pensando na vantagem competitiva. O CEO (chief executive officer) ou Diretor Executivo projeta as necessidades da empresa, recebe informações sobre o perfil e o desempenho dos colaboradores e interage desenvolvendo talentos alinhados à visão e aos objetivos do negócio.
Portanto, conhecer o mercado (clientes, fornecedores, concorrentes), atuar como parceiro dos clientes internos, entender a necessidade de cada um e buscar soluções que gerem valor para eles, fazem parte do domínio dos diferentes negócios da empresa, da visão estratégica e da percepção das competências essenciais para fazê-la aumentar seus resultados e obter lucros. Possuir uma cadeira na diretoria possibilita maior integração e interação entre as