RFID contentores plásticos
Março 2009
Elaborado por:
Bernardino Barrocas
Índice
1. Introdução 3
2. Descrição dos contentores de plástico 3
3. Custo unitário de contentor de plástico 9
4. Análise na redução de consumo de combustível 9
5. Análise na introdução de tecnologia RFID 10
6. Vantagens e desvantagens 11
7. Conclusão 11
Anexo 1 – Exemplos de outras aplicações com estruturas plásticas 12
Anexo 2 – Estimativa de custos apresentada pela firma ROTOPORT 17
1. Introdução
Os contentores de plástico permitem criar as condições necessárias para introdução da tecnologia RFID. Por outro lado, ao reduzir o peso dos contentores, também contribui para diminuir o consumo de combustível das viaturas pesadas.
2. Descrição dos contentores de plástico
Os contentores de plástico em análise são de dimensões externas idênticos aos actuais, mas com um peso inferior na ordem dos 40%.
O contentor é constituído por 9 peças de plástico, sendo a sua ligação efectuada por tubos galvanizados roscados nas pontas ou através de varões de PVC igualmente roscados nas pontas.
Figura 1 – Vista do contentor
Os contentores em causa permitem alojar 28 cassetes de correio. O encaixe da cassete no contentor é do tipo gaveta. Lateralmente é visível a informação de destino colocada nas cassetes.
Figura 2 – Vista do interior do contentor
Por outro lado, serão aplicados rodas e conjuntos de peças metálicas, que permitem o reboque de vários contentores, bem como reforçar a estrutura inferior do contentor.
Figura 3 – Vista inferior do contentor
O transporte dos contentores por parte dos colaboradores é efectuado através de pegas existentes nos paneis das portas, desenhadas de forma a evitarem eventuais acidentes (entalar os dedos).
Figura 4 – Deslocação de contentores
O contentor é constituído por