RF Afinal O Que Eles Tem Em Comum
Grupo nº 1
Nome
Papel
RA
Eric Elston Antonio
Coordenador
004201000306
Cássio Henrique B. Donato
Porta-voz
004201000312
Guilherme Aranha
Redator
004201000308
Everson L. Sousa
Membro Debate
004201000314
Eduardo Agostini
Membro Debate
004201000140
Paulo Leite R. Martins
Membro Debate
004201000138
1. Tópicos de Pesquisa
Cada integrante do grupo pesquisou a respeito das políticas que envolvem as empresas bem como as estratégias que puderam definir o sucesso das mesmas. Além disso, o grupo julgou a importância da perseverança, superação e inspiração que as empresas dependem para alçar vôo e alcançar seus objetivos, tornando-se um modelo em casos de sucesso.
As pesquisas se realizaram no âmbito da Biblioteca em livros, revistas, sites, monografias e dissertações.
O grupo inicialmente definiu o problema como sendo: “Perfil do sucesso”, onde na verdade não existe um “problema”, e sim 7 cases de empresas que prosperaram.
2. Conceitos Relevantes
A criação de uma empresa está sujeita a várias condicionantes, internas e externas que podem determinar, ou pelo menos influenciar decisivamente, o resultado de uma iniciativa empresarial.
Com efeito, a transformação de uma boa ideia de negócio numa empresa com perspectivas de sucesso (sucesso que se poderá traduzir, tanto pela permanência em atividade, quer pela taxa de crescimento), depende, numa primeira aproximação, da capacidade empresarial revelada pelo seu promotor.
Por outro lado, uma ideia só conduzirá a uma empresa bem sucedida se corresponder a uma oportunidade de mercado, ou seja, se for capaz de dar resposta a uma necessidade ainda não satisfeita ou de responder em melhores condições a necessidades para as quais já existe oferta de produtos ou de serviços.
Além disso, o sucesso dos negócios depende de muitos fatores e não apenas de uma boa idéia, de sorte, de capital ou de uma ajuda de um conhecido influente.
Autoconhecimento das