3 VERDADE
“NÃO SE APRENDE
FILOSOFIA, MAS A
FILOSOFAR”.
KANT
IGNORÂNCIA E VERDADE
A Filosofia é uma decisão ou deliberação orientada por um valor: a verdade.
A Filosofia é o desejo do verdadeiro que move a
Filosofia e suscita (instiga) os filósofos.
Afirmar que a verdade é um valor significa que ela dá um sentido as coisas pois, se não tivessem sentido seria algo falso.
IGNORÂNCIA, INCERTEZA E
INSEGURANÇA
A ignorância pode ser tão profunda que nem sequer a percebemos ou a sentimos.
A ignorância se manifesta quando pensamos ou achamos que sabemos tudo, é neste momento que nossas crenças e opiniões mostram que, tudo do que preciso para viver já está pronto, sem necessidade de alteração alguma.
A incerteza é diferente da ignorância, pois é nela que descobrimos que somos ignorantes.
A dúvida nos leva a questionamentos e indagações.
Será que sempre tenho as respostas?
O espanto e a admiração nos fazem querer saber o que não sabíamos, e criam o desejo de superar a incerteza. DESEJO DA VERDADE
O desejo da verdade aparece muito cedo nos seres humanos. Por isso, desde cedo, vemos as crianças perguntarem aos pais "é de verdade ou é de mentira?".
Quando crianças, estamos sujeitos a duas decepções: a de que os seres, as coisas não existem "de verdade" e a de que os adultos podem dizer-nos falsidades e nos enganar.
Essa dupla decepção pode acarretar dois resultados opostos: ou a criança se recusa a sair do mundo imaginário e sofre com a realidade como alguma coisa ruim e hostil a ela.
Nesse segundo caso, a criança também se coloca na disposição da busca da verdade.
Assim, nas vária fases de nossa vida, a busca da verdade está sempre ligada a uma decepção, a uma desilusão, a uma dúvida, a uma perplexidade, a uma insegurança ou, então, a um espanto e uma admiração diante de algo novo e insólito.
DIFICULDADES PARA A BUSCA
DA VERDADE
Em nossa sociedade, é muito difícil despertar nas pessoas o desejo de buscar a