Paulo R Gis Neves Freire Historia
Paulo Reglus Neves Freire, educador pernambucano, nasceu 19/09/1921 na cidade a de Recife. Era de uma família de classe média. Foi alfabetizado pela mãe, que ensina ler e escrever com pequenos galhos de árvore no quintal da casa da família. Com dez anos de idade, a família mudou para a cidade de Jaboatão por causa da Crise de 1929.
Anos mais tarde Paulo Freire volta com a família para Recife aonde prossegui os estudos no colégio Osvaldo cruz. Aos 22 anos de idade Paulo Freire ingresso na faculdade de Direito na universidade do Recife. Em quando cursava a faculdade de Direito, casou-se com a professora primária Elza Maia Costa Oliveira sua esposa por mais de 40 anos e teve 5 filhos com ela. Depois de formado na faculdade de Direito optou por não exercer a profissão. Ao invés disso, dedicou-se a alfabetização de adultos e se tornou um ícone na área da educação popular e um dos pensadores mais notáveis na história da pedagogia.
A carreira no Brasil foi interrompida pelo golpe militar de 31 de março de 1964. O método de alfabetização de Paulo Freire foi considerado uma ameaça à ordem, pelos militares, ele passou 72 dias na prisão e, em seguida, partiu para o exílio no Chile. Aonde continuou produzindo conhecimento na área da educação. Em 1980, 16 anos depois de exilio Paulo Freire retorna ao Brasil.
Após a morte de sua primeira mulher, casou-se com uma ex-aluna, Ana Maria Araújo Freire. Com ela viveu até morrer, vítima de infarto, em São Paulo.
Referências bibliográficas https://www.youtube.com/watch?v=vYJuYkbS1vw http://pensador.uol.com.br/autor/paulo_freire/biografia
http://acervo.paulofreire.org:8080/xmlui/handle/7891/3/search?&fq=dc.subject%3AFreire%2C%5C+Paulo&fq=dateissued.year%3A1995
http://www.bloginforma.com.br/ditadura-nunca-mais-ja-basta-o-golpe-de-64/