rezenha
Disciplina: Antropologia
Serie: 1 Ano de História
RESENHA:
TEXTOS:
#DA MATTA _ RELATIVIZANDO: UMA INTRODUÇÃO A ANTROPOLOGIA; PREFACIO E CAP.1;
EDITORA ROCCO, RIO DE JANEIRO/ 1987.
# CARDOZO DE OLIVEIRA_ O TRABALHO DO ANTROPÓLOGO. CAP. 2: O MOVIMENTO DOS CONCEITOS NA ANTROPOLOGIA; EDITORA PARALELO 15, BRASÍLIA/ 1998.
#LA PLANTINE_ APRENDER ANTROPOLOGIA. INTRODUÇÃO; EDITORA BRASILIENSE; SÃO PAULO/2003.
TRES TEXTOS DE AUTORES DISTINTOS MAS COM VISÕES SEMELHANTES QUE SE COMPLEMENTAM AO REPORTAREM SOBRE ANTROPOLOGIA SOCIAL.
EM “RELATIVIZANDO”, DA MATTA FALA EM SEU PREFÁCIO EM “UMA PERSPETIVA E UM PONTO DE VISTA QUE A SEU VER, CONSTITUÍ O CORAÇÃO DA DISCIPLINA ANTROPOLOGIA SOCIAL.”
O TERMO RELATIVIZANDO "TRATA-SE DE UMA ATITUDE POSITIVA E VALORIZADA...A COBRIR O ABRAÇO DESTEMIDO QUE DAMOS QUANDO PRETENDEMOS ENTENDER HONESTAMENTE O EXÓTICO, O DISTANTE, O OUTRO".
AS DIFERENÇAS ENTRE “CIENCIAS NATURAIS” E “CIENCIAS SOCIAIS” É QUE NESTA ULTIMA, AS CONDIÇÕES DE PERCEPÇÃO, CLASSIFICAÇÃO E INTERPRETAÇÃO SÃO BEM COMPLEXAS. JÁ AS CIENCIAS NATURAIS ESTUDAM FATOS MAIS SIMPLES E DE FÁCIL ISOLAMENTO. SUAS TEORIAS PODEM SER TESTADAS, O QUE NÃO SE PODE FAZER NO CASO DAS CIENCIAS SOCIAIS, QUE ALEM DISSO, PODEM OCORRER EM AMBIENTES BEM DIVERSIFICADOS COM SIGNIFICADOS MUDADOS.
LA PLANTINE COLOCA EM QUESTÃO 5 ÁREAS PRINCIPAIS DA ANTROPOLOGIA:
BIOLÓGICA, PRE-HISTORICA, LINGUISTICA, PSICOLÓGICA E SOCIAL (OU ETNOLOGIA).
ESTA ULTIMA TEM SUA ABRANGÊNCIA CONSIDERÁVEL, “JA QUE DIZ RESPEITO A TUDO QUE CONSTITUÍ UMA SOCIEDADE”.
UM DADO QUE LA PLANTINE INSERE EM SUA INTRODUÇÃO, É QUE A ANTROPOLOGIA NÃO É APENAS UM ESTUDO DAQUILO QUE COMPÕE UMA SOCIEDADE. ELA VAI ALÉM DISSO. ESTUDA TODAS AS SOCIEDADES HUMANAS. AS SUAS CULTURAS COMO UM TODO EM SUAS DIVERSIDADES HISTORICAS E GEOGRÁFICAS.
E POR ULTIMO, MAS NÃO MENOS IMPORTANTE, O TEXTO DE ROBERTO CARDOSO DE OLIVEIRA, “O MOVIMENTO DOS CONCEITOS NA ANTROPOLOGIA”.
CARDOSO DE