Psicopedagogia Contribuições
PRIMEIRA
“Esta proposta re-educativa visava ao desenvolvimento das funções egóicas (memória, atenção, percepção, pensamentos, etc.) e era executada através da medição dos déficits e elaboração de planos de tratamento.”
Vejo essa proposta re-educativa como de grande valia. Creio que o ideal para o ser humano é buscar sempre o desenvolvimento de suas funções. Não vejo grande facilidade em reeducar as crianças ou adolescentes, mas acredito ser possível esta reeducação das funções como atenção, memória, controle voluntário das ações, consciência, contato com a realidade etc. Sei que é recompensador este trabalho de reeducar para aquele que executá-la com afinco. Esta proposta re-educativa, medição dos déficits e elaboração de planos de tratamento são propostas admiráveis, nelas enxergo intrínseco a intenção da busca pela saúde emocional, o bem do ser humano, ou seja, uma intenção real da saúde do indivíduo.
SEGUNDA
“(...) é o tratamento de crianças ou adolescentes inadaptados que embora inteligentes, têm maus resultados escolares. Uma pedagogia curativa, isto é, exercícios de tipo escolar, permite à criança melhorar seus resultados e continuar seus estudos.”
A descrição acima nos fala sobre a psicologia curativa que segundo DEBESSE atua no tratamento de crianças que possuem problemas com a aprendizagem, onde apresentam resultados ruins diante de avaliações. Gostaria de saber sobre quais exercícios eram utilizados neste tipo de pedagogia. Penso que seria um reforço escolar para elas, mas de uma forma simplificada, ou poderia ser até mesmo uma introdução de exercícios para crianças com déficit de atenção e hiperatividade que embora sejam inteligentes se dispersam nas definições. Seria isso?
Contribuições Capítulo II – Psicopedagogia: Sua definição através de diferentes percepções.
PRIMEIRA
Na definição de interdisciplinaridade feita por Roland Barthes onde ele escreve que a