Reynolds
1. Objetivo 2
2. Introdução 3
3. Experiência 5 3.1 Sistema utilizado em laboratório 5 3.2 Materiais utilizados 6 3.3 Procedimentos experimentais de acordo com o sistema utilizado 6
4. Resultados 7 4.1 Escoamento laminar 7 4.2 Escoamento transitório 8 4.3 Escoamento turbulento 9
5. Tabela e gráficos 10
6. Conclusão 12
7. Referências Bibliográficas 13
Objetivo
A simulação da experiência de Reynolds no laboratório de FETRANS (Fenômenos de Transporte), teve como finalidade executar e analisar os tipos padrões de escoamento de água (laminar, transitório e turbulento) visto e analisado por Osborne Reynolds em meados de 1883 através de cálculos utilizando dados coletados, dispositivos e outros equipamentos necessários.
Introdução
Número de Reynolds é o parâmetro adimensional mais conhecido e utilizado que relaciona as forças inerciais e as forças viscosas da vazão de um fluido (água) incompressível, na ausência de campo gravitacional. É utilizado, por exemplo, em projetos de tubulações industriais e asas de aviões. Ele foi demonstrado/formulado em meados de 1883 pelo cientista e engenheiro irlandês Osborne Reynolds. Ele é simbolizado por Re (Reynolds) ou NRe (Número de Reynolds).
[pic]
Onde:
Re = Reynolds ρ = Massa específica (Kg/m³)
V = Velocidade (m/s)
D = Diâmetro interno do tubo transparente (m) μ = Viscosidade dinâmica do fluido (N.s/m²) ν = Viscosidade cinemática do fluido (m²/s)
Escoamento ou “fluidez” é definido como qualquer simples alteração na forma inicial do fluido, sob ação de esforço tangencial. Escoamento pode ser classificado em:
• Laminar, acontece quando as partículas de um fluido movem-se ao longo de trajetórias bem definidas, apresentando lâminas ou camadas cada uma delas preservando sua característica no meio. No escoamento laminar a