Reynolds
Engenharia Química
RELATÓRIO DE LAB I
ASSUNTO: EXPERIMENTO DE REYNOLDS
Professora: Juliana Ferrari
Nome do aluno: André Narciso RA:20710417
Jundiaí-SP
2013
SUMÁRIO
ENSAIO PARA VISUALIZAÇÃO DE DIFERENTES REGIMES DE ESCOAMENTO
1. INTRODUÇÃO
Este ensaio tem a finalidade de visualizar os diferentes regimes de escoamento: laminar, transitório e turbulento, através de observação do experimento e cálculo do número de Reynolds com os dados coletados.
O coeficiente, número ou módulo de Reynolds (abreviado como Re) é um número adimensional usado para o cálculo do regime de escoamento de determinado fluido sobre uma superfície. É utilizado, por exemplo, em projetos de tubulações industriais.
O conceito foi introduzido por George Gabriel Stokes em 1851, mas o número de Reynolds tem seu nome oriundo de Osborne Reynolds, um físico e engenheiro hidráulico irlandês (1842–1912), quem primeiro popularizou seu uso em 1883. A Figura 1 mostra o aparato experimental que ele utilizou em sua experiência.
Figura 1 – Experiência de Reynolds: equipamento e resultados
http://share.pdfonline.com
Nessa experiência, um corante apropriado é inserido lentamente na corrente fluida, fazendo-se com que o conjunto de partículas fluidas que passam pela agulha injetora do corante se tornem visíveis, fornecendo-se uma idéia mais clara da trajetória das mesmas.
Reynolds observou em sua experiência que em velocidades baixas, o filete visível de partículas fluidas, e que parecia no escoamento, formava um único filamento ao longo do tubo, característica de escoamento laminar. À medida que a velocidade aumentava, o filete tornava-se mais ondulado, até quase desaparecer no meio da corrente fluida. Neste caso, as partículas fluidas formavam pequenos "turbilhões" ao longo da tubulação,