Revoluções atuais
As revoluções são sempre ligadas a uma oposição ao regime atual, e atrás dela esta sempre uma sociedade oprimida tentando derruba-lo.
Segundo Marx essa classe é constituída pelos proletariados. Existem diversas causas para se brigar, mas com uma sociedade integrada ao capitalismo e com forte esquema de massificação, torna-se cada vez mais difícil um ato revolucionário.
Em diversas redes sociais podemos ver o quanto as pessoas publicam em como esta vivendo ‘’uma nova era’’, e com isso afirma-se que estamos vivendo uma nova organização social, totalmente diferente da anterior.
Nessa nova sociedade, também podemos observar que se esta sendo aproveitada as modernidades estabelecidas pela Revolução Industrial, sem mudar sua estrutura de poder e economia, mas ao mesmo tempo modificando algumas outras coisas.
Parece meio difícil uma revolução violenta, onde se cria uma nova sociedade. Mas a consciência da desigualdade e sofrimento que essa situação traz não é escondida, e vem sendo demonstrada em diversas partes do mundo por meio de manifestações.
Parece fora de questão também, o governo querer transformar essa sociedade, mesmo de forma lenta, porque estes estão muito ligados ao poder e pouco podem fazer. Porém quando há uma possibilidade de mudança não há chances de resistência. Além disso, o povo esta atentando e desacreditado sobre as mudanças que os políticos podem fazer.
Todos querem a mudança mas poucos podem conseguir nessa sociedade em que vivemos?
A ideia de transformação mudou, porque não parece possível que aconteça uma grande mudança. Mas estas podem acontecer de maneira discreta na vida dos participantes dos movimentos sociais. Estes buscam livrar-se dos poderes impostos e criar alternativas coletivas concretas, ainda que poucas, á situação que vivem.