revolução
Acerca da filosofia dos pré-socráticos, podemos considerar:
I. A filosofia dos pré-socráticos constitui um ponto de inflexão fundamental na história do pensamento humano, pois representa um claro golpe dirigido às posições mitológicas na medida em que busca fundamentar uma nova concepção do mundo mediante a investigação da natureza.
II. A filosofia de Heráclito se constitui pela afirmação do preceito do devir que encontra na representação do fogo, sua manifestação sensível.
III. A depreciação do trabalho produtivo, na época dos filósofos pré-socráticos, é expressão de um sistema socioeconômico fundado no trabalho escravo, em que ainda não é posta a necessidade fundamental da recorrência ao sistema de máquinas e engrenagens para desenvolver as forças produtivas. Isso implica que as grandes descobertas, no âmbito da investigação filosófica da natureza (physis), não tiveram plena influência sobre o universo das técnicas de produção como na sociedade capitalista.
IV. Quando Tales de Mileto afirma a água como princípio fundante do ser, ele está fazendo uma afirmação filosófica, porque a água aparece como preceito primordial de todas as coisas, em que a água está contida em todas as coisas e em todas as coisas está contida a água.
Assinale a alternativa CORRETA.
(R - d) Todas as alternativas estão corretas.
ATIVIDADE DA AULA 02
Na linguagem cotidiana, a palavra ironia tem um significado depreciativo, sarcástico ou de zombaria. Mas não é esse o sentido da ironia socrática. Analise as assertivas abaixo à luz do conhecimento do primeiro momento do método socrático:
I. Sócrates interrogava seus interlocutores sobre aquilo que pensavam saber.
II. Sócrates começava o seu método afirmando que só sabia que nada sabia.
III. Sócrates tinha por objetivo aumentar nos seus discípulos a arrogância e preservação do saber.
IV. Sócrates considerava como primeira virtude do sábio era de adquirir consciência da própria ignorância.