Revolução Verde
Introdução______________________________________________________2
O que é?________________________________________________________3
Como foi criado?__________________________________________________4
Consequências___________________________________________________5
A nova revolução verde____________________________________________8
Pontos relevantes_________________________________________________9
Conclusão_______________________________________________________10
Bibliografia______________________________________________________11
Introdução
A Revolução Verde é um programa que seu principal objetivo é aumentar a produção agrícola no mundo por meio de melhorias genéticas em sementes, uso de fertilizantes industriais, mecanização e redução do custo de produção no campo.
O QUE É?
Revolução Verde refere-se à invenção e disseminação de novas sementes e práticas agrícolas que permitiram um vasto aumento na produção agrícola em países menos desenvolvidos durante as décadas de 60 e 70. É um amplo programa idealizado para aumentar a produção agrícola no mundo por meio da alteração genética de sementes, uso intensivo de insumos industriais, mecanização e redução do custo de manejo.
O modelo se baseia na intensiva utilização de sementes geneticamente alteradas (particularmente sementes híbridas), insumos industriais (fertilizantes e agrotóxicos), mecanização, produção em massa de produtos homogênicos e diminuição do custo de manejo. Também é creditado à revolução verde o uso extensivo de tecnologia no plantio, na irrigação e na colheita, assim como no gerenciamento de produção.
Esse ciclo de inovações se iniciou com os avanços tecnológicos do pós-guerra, embora o termo revolução verde só tenha surgido na década de 70. Desde essa época, pesquisadores de países industrializados prometiam, através de um conjunto de técnicas, aumentar estrondosamente as produtividades agrícolas e resolver o problema da