O que caracteriza a democracia populista brasileira? prque esse regime era submetido a consantes crises poitic?
360 palavras
2 páginas
1) A política populista caracteriza-se menos por um conteúdo determinado do que por um "modo" de exercício do poder, através de uma combinação de plebeísmo, autoritarismo e dominação carismática. Sua característica básica é o contato direto entre as massas urbanas e o líder carismático (caudilho), supostamente sem a intermediação de partidos ou corporações. Para ser eleito e governar, o líder populista procura estabelecer um vínculo emocional (e não racional) com o "povo". Isso implica num sistema de políticas ou métodos para o aliciamento das classes sociais de menor poder aquisitivo, além da classe média urbana, como forma de angariar votos e prestígio (legitimidade para si) através da simpatia daquelas. Esse pode ser considerado o mecanismo mais representativo desse modo de governar. 2)Sistemas políticos efetivamente poliárquicos pressupõem a existência de uma institucionalização dos procedimentos democráticos no período populista .
A democracia brasileira no período do populismo (1945-64) foi caracterizada pela incorporação crescente de um discurso de aproximação com a massa dos trabalhadores, em um momento em que se consolidam as eleições livres no país, e o eleitorado urbano passa a ter mais força política.
Quando isso começou a acontecer?
- a partir de 1943-44, quando o Estado Novo amplia a proteção trabalhista e arregimenta os sindicatos para apoiar o governo de Getúlio Vargas. Esses sindicatos acabam por formar o núcleo do PTB (1945) e a linha de frente do movimento "queremista", que defendia a permanência de Vargas no poder mesmo após a democratização.
De que forma?
- através de um novo discurso político, apresentando Getúlio como "Pai dos pobres" e apresentando a volta deste à presidência (1950) como a ascensão dos trabalhadores ao governo. A atitude do governo (nessa segunda fase) para a se identificar com o nacionalismo, hostiliza o capital e a política dos Estados Unidos, e progressivamente concorda com o aumento da participação do