Trabalho - Pernambuco
FACULDADE DE TURISMO
DISCIPLINA: ADMINISTRAÇÃO GERAL
TRABALHO DE ADMINISTRAÇÃO GERAL
ANTEPROJETO TURÍSTICO
TEMA: PERNAMBUCO – “Sol, mar e muita diversÃo, uma das mais belas praias da costa brasileira”.
1- Pequeno Histórico do estado com os principais fatos:
O Estado de Pernambuco teve sua origem no ano de 1501, quando seu território foi definido pelo Tratado de Tordesilhas como pertencente a Portugal. Seu povoamento efetivo ocorreu no ano de 1534, quando o Rei de Portugal doou a capitania hereditária a Duarte Coelho, denominando-a de Nova Luzitânia, a mesma recebeu logo depois o nome que possui atualmente, nome que tem sua origem controversa, mas que é comumente aceita entre os estudiosos como indígena, vindo do Tupi Paranã-Puca, que significa “onde o mar se arrebenta”, uma vez que a maior parte do litoral do estado é protegida por paredões de recifes de coral.
Em 1537 foram fundadas as vilas de Igarassu e de Olinda, a primeira capital administrativa do Estado. Neste período tornou-se um grande produtor de açúcar e durante muito tempo responsável por mais da metade das exportações brasileiras. Entre 1630 e 1654 a região foi ocupada pelos holandeses, e administrada pela Companhia das Índias Ocidentais, que fizeram de Recife a capital de seu domínio brasileiro, chamando-a de Nova Holanda.
O Estado de Pernambuco possui uma história marcada por conflitos e revoltas de diversos tipos. Em 1710 eclodiu a Guerra dos Mascates, liderada por Bernardo Vieira de Melo, conflito caracterizado pela oposição dos comerciantes portugueses de Recife aos senhores de engenho de Olinda Em 1817, o descontentamento com a administração portuguesa provocou a chamada Revolução Pernambucana, que deu origem a Confederação do Equador, movimento separatista de inspiração republicana. Vinte anos mais tarde, explode a Rebelião Praieira, conflito determinado por ideias separatistas que trouxe de volta os ideais republicanos. O movimento foi sufocado