UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO Trabalho De Joseane
UNIDADE ACADÊMICA DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA E TECNOLOGIA
PARFOR - 2ª LICENCIATURA-PEDAGOGIA
DISCIPLINA: ROBÓTICA EDUCACIONAL
ALUNO: PAULO ALBUQUERQUE DOS SANTOS
QUE PAPÉIS PODEM SER ASSUMIDOS PELO PEDAGOGO NO PROJETO DE ROBÓTICA EDUCACIONAL DE UMA ESCOLA?
Acredito que o papel do Pedagogo passa a ser o de mediar, de provocar o exercício da descentralização, da discussão mostrando a possibilidade de conhecer distintas opiniões e de formar a sua a partir das discussões e da análise dos aspectos positivos e negativos referentes ao projeto.
QUE RELAÇÃO PODEMOS ESTABELECER ENTRE O QUE VINSLUMBRAMOS NOS PROJETOS APRESENTADOS (NAS AULAS – LABORATÓRIO DE ROBÓTICA EDUCACIONAL) E O CONSTRUCIONISMO DE PAPERT?
Uma relação onde mostra o aprendiz engajado na construção de um produto significativo, pois o uso do computador segundo o princípio construcionista foi proposto por Papert, com base nas idéias de diferentes pensadores contemporâneos.
Dewey: o método por descoberta – Papert retoma de Dewey a importância dada à experiência significativa para a criação de um ambiente de aprendizagem e descoberta, no qual alunos e educadores se engajem num trabalho de investigação científica.
Freire: a educação progressista e emancipadora – Papert retoma de Freire a crítica à “educação bancária” e assume para alfabetização a dimensão de “ler a palavra” e “ler o mundo”, no sentido de permitir ao aluno tornar-se sujeito de seu processo de aprendizagem, por meio da experiência direta.
Piaget:– A contribuição fundamental de Piaget às idéias de Papert relaciona-se a teoria do conhecimento da aprendizagem e à sua inserção no ambiente informatizado, que favorece a integração entre o conteúdo que esta sendo aprendido e a estrutura desse conteúdo. Neste ambiente é essencial incentivar a compreensão através da reflexão e da depuração. Baseado em Piaget, Papert considera as crianças como construtores ativos de suas próprias estruturas